Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C.

Barra de Acessibilidade

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontram botões para alterar o tamanho da fonte e o contraste da página. Na barra também existe um botão chamado "Ativar Acessibilidade" que ativa varias funções de acessibilidade como teclado virtual e atalhos de navegação pelo teclado. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Teclas de Atalho do Navegador

Para utilizar o zoom em todos os elementos da página no Microsoft Windows ou no Linux:

pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir
pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para utilizar o zoom no Mac OS:

pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

 

Navegação rápida

Para navegar de maneira mais ágil no portal, pressione a tecla TAB no teclado para avançar pelos links e Shift + TAB para voltar pelos links. A tecla ENTER entra no link selecionado. Os links ficam destacados em amarelo quando a função acessibilidade está ativada.

Teclas de Atalho de Acessibilidade

Pode-se navegar também utilizando-se caracteres de atalhos que são exibidos ao lados dos links quando a função acessibilidade está ativada. Os caracteres aparecem grifados de amarelo [Tecla de Atalho] e representam os botões correspondentes do teclado.

Para utilizá-los pressione:

Firefox: Alt + Shift + key(Atalho) (Atalho)

No Firefox 57 ou mais recente: Control(Ctrl) + Option + key(Atalho) or Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

No Firefox 14: ou mais recente: Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

No Firefox 13: ou mais antigo: Control(Ctrl) + key(Atalho)

Edge: Alt + key(Atalho)

Internet Explorer: Alt + key(Atalho)

Google Chrome: Alt + key(Atalho) Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Safari: Alt + key(Atalho) N/A Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Opera 15+ Alt + key(Atalho) Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Opera 12: Shift + Esc abre uma lista de conteúdos acessíveis pela tecla de acesso e, em seguida, pode escolher um item pressionando key(Atalho)

Atalhos numéricos e outros podem não funcionar dependendo da versão do navegador.

Ferramenta VLibras

Existe a possibilidade de tradução do conteúdo desse site para a linguagem de libras através da ferramenta VLibras do Governo Federal. Ela pode ser ativada através do ícone: vlibras que fica na lateral do site.

Obs.: A ferramenta requer que os navegadores estejam atualizados, ela pode não funcionar em algumas versões.

Obs2.: Caso não consiga utilizar, pode-se instalar o aplicativo VLibras diretamente no navegador ou computador baixando o instalador no site oficial da ferramenta.

O que é o VLIBRAS?

Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Para maiores informações acesse: www.vlibras.gov.br

Teclado Virtual

Foi desenvolvido um Teclado Virtual que facilita a escrita para pessoas com mobilidade reduzida e que não podem utilizar teclados convencionais de computador. Ele funciona por meio do mouse do computador ou de um aplicativo que permite a pulsação de teclas virtuais através de movimentos capturados por outros dispositivos como câmeras especificas.

Quando as funções de acessibilidade estão ativas, pode-se acessar o teclado virtual a partir do botão que aparecera na lateral superior do site.

Prédio sede da Prefeitura Municipal - Praça Governador Roberto Silveira, 44 - Centro, 3º Andar, Sala 1 - Bom Jardim, RJ - Brasil - CEP 28.660-000 Telefone: (22)2566-2916 Fax: (22)2566-2460