Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C.

Barra de Acessibilidade

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontram botões para alterar o tamanho da fonte e o contraste da página. Na barra também existe um botão chamado "Ativar Acessibilidade" que ativa varias funções de acessibilidade como teclado virtual e atalhos de navegação pelo teclado. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Teclas de Atalho do Navegador

Para utilizar o zoom em todos os elementos da página no Microsoft Windows ou no Linux:

pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir
pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para utilizar o zoom no Mac OS:

pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

 

Navegação rápida

Para navegar de maneira mais ágil no portal, pressione a tecla TAB no teclado para avançar pelos links e Shift + TAB para voltar pelos links. A tecla ENTER entra no link selecionado. Os links ficam destacados em amarelo quando a função acessibilidade está ativada.

Teclas de Atalho de Acessibilidade

Pode-se navegar também utilizando-se caracteres de atalhos que são exibidos ao lados dos links quando a função acessibilidade está ativada. Os caracteres aparecem grifados de amarelo [Tecla de Atalho] e representam os botões correspondentes do teclado.

Para utilizá-los pressione:

Firefox: Alt + Shift + key(Atalho) (Atalho)

No Firefox 57 ou mais recente: Control(Ctrl) + Option + key(Atalho) or Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

No Firefox 14: ou mais recente: Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

No Firefox 13: ou mais antigo: Control(Ctrl) + key(Atalho)

Edge: Alt + key(Atalho)

Internet Explorer: Alt + key(Atalho)

Google Chrome: Alt + key(Atalho) Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Safari: Alt + key(Atalho) N/A Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Opera 15+ Alt + key(Atalho) Control(Ctrl) + Alt + key(Atalho)

Opera 12: Shift + Esc abre uma lista de conteúdos acessíveis pela tecla de acesso e, em seguida, pode escolher um item pressionando key(Atalho)

Atalhos numéricos e outros podem não funcionar dependendo da versão do navegador.

Ferramenta VLibras

Existe a possibilidade de tradução do conteúdo desse site para a linguagem de libras através da ferramenta VLibras do Governo Federal. Ela pode ser ativada através do ícone: vlibras que fica na lateral do site.

Obs.: A ferramenta requer que os navegadores estejam atualizados, ela pode não funcionar em algumas versões.

Obs2.: Caso não consiga utilizar, pode-se instalar o aplicativo VLibras diretamente no navegador ou computador baixando o instalador no site oficial da ferramenta.

O que é o VLIBRAS?

Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Para maiores informações acesse: www.vlibras.gov.br

Teclado Virtual

Foi desenvolvido um Teclado Virtual que facilita a escrita para pessoas com mobilidade reduzida e que não podem utilizar teclados convencionais de computador. Ele funciona por meio do mouse do computador ou de um aplicativo que permite a pulsação de teclas virtuais através de movimentos capturados por outros dispositivos como câmeras especificas.

Quando as funções de acessibilidade estão ativas, pode-se acessar o teclado virtual a partir do botão que aparecera na lateral superior do site.

Serviços
Sugestões
Links Úteis
Início
Prefeitura
Secretarias
Notícias
Licitações
Fale Conosco
IPTU
Conselhos
Município
História
Atividades Econômicas
Como Chegar
Aspectos Geográficos
Eventos
Servidor Público
Conselhos
Licitações
Leis e Decretos
Praça Governador Roberto Silveira, 44 - Centro Bom Jardim, RJ - Brasil - CEP 28.660-000 Telefone: (22)2566-2916 Fax: (22)2566-2460