Acervo Histórico Virtual


HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Bom Jardim foi criado através da Lei Estadual 37 de 17/12/1892, porém sua instalação tem data posterior: 05/03/1893. Teve sua origem nos municípios de Cantagalo e Nova Friburgo. Localizado na região serrana do estado, a uma altitude de 574 metros, e distando cerca de 20 quilômetros do município de Nova Friburgo, apresenta temperaturas médias 10ºC no inverno e 27ºC no verão. O Município possui uma área de 384,98 Km2 e entre os distritos da cidade, podem-se citar Bom Jardim, São José do Ribeirão, Banquete e Barra Alegre.

Os municípios da região tiveram a colonização influenciada por descendentes de alemães (Brust, Emerich, Erthal, Heckert, Miller, Shott), suíços (Ballonecker, Marchon, Bohrer, Marfurt, Bercot, Monnerat), franceses, portugueses e libaneses. A ocupação das terras do atual município de Bom Jardim está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo. Nos finais do século XVIII e no início do século XIX a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação.

Várias sesmarias foram solicitadas nas margens do Rio Grande onde hoje se localiza o município de Bom Jardim. Em 1819, já com a família Real do Brasil, foi instalada uma colônia suíça a apenas 4 léguas da atual sede do município. Em 1824 uma colônia de alemães instalou-se no mesmo local. Muitos desses colonos estabeleceram-se em terras pertencentes ao atual município de Bom Jardim.

Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província fluminense, Cantagalo tornou-se um grande pólo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor de café. A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão (hoje 2º distrito de Bom Jardim), foi elevada a categoria de freguesia do município de Nova Friburgo.

Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim. Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que em 1886 foi elevado a categoria de distrito policial do município de Cantagalo. Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto nº 280 de 06 de Julho de 1891. Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de Abril de 1892 que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios entre eles São José do Ribeirão.

Entretanto, o distrito policial de Bom Jardim, juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão atendiam os critérios para a existência de um município. Assim, em 17 de Dezembro de 1892 através da lei nº 37 foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede na estação do mesmo nome.

Porém, subordinado a comarca de Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 05 de Março de 1893. No dia 31 de Dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056 o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de Junho de 1947, quando uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim que continua até hoje.

O Município de Bom Jardim se localiza na Região Serrana, sendo Bom Jardim a sua cidade-sede. Compõe-se dos distritos de Bom Jardim, São José do Ribeirão, Banquete e Barra Alegre.

Sua população residente atual é de 24.426 habitantes. Ao lado dos municípios de Duas Barras, Nova Friburgo e Sumidouro constitui uma das quatro microrregiões da Região Serrana. A sede municipal está situada a 154 km de distância da Capital do Estado, o Município do Rio de Janeiro.

Serviços
Sugestões
Links Úteis
Início
Prefeitura
Secretarias
Notícias
Licitações
Fale Conosco
IPTU
Conselhos
Município
História
Atividades Econômicas
Como Chegar
Aspectos Geográficos
Eventos
Servidor Público
Conselhos
Licitações
Leis e Decretos
Praça Governador Roberto Silveira, 44 - Centro Bom Jardim, RJ - Brasil - CEP 28.660-000 Telefone: (22)2566-2916 Fax: (22)2566-2460