Vacine-se contra a febre amarela

Embora Bom Jardim não tenha registrado nenhum caso de febre amarela, a vacina contra a doença começou a ser aplicada, nesta terça-feira,  nos PSFs e na Clínica da Família, no bairro São Miguel, de 8h até as 17h. Para se ter acesso à imunização, senhas serão distribuídas nas unidades de atendimento. Por dia, serão utilizadas entre 150 a 200 doses do medicamento. A recomendação do Governo Federal é que, primeiramente, os residentes em territórios rurais sejam protegidos da enfermidade, por estarem mais suscetíveis a um possível  contato com o mosquito. No entanto, a prefeitura de Bom Jardim tem dado igual atenção a moradores da zona urbana.

O Secretário de Saúde, Marcos Welber Pinheiro Vieira, informou que não há necessidade de  “alarde público”, destacando que todos os munícipes que desejarem receberão a dose. Devem ser vacinados crianças a partir dos nove meses de vida e adultos com idade inferior a 60 anos de idade.

Atenção a algumas informações a respeito da vacina: ela é contraindicada a gestantes; lactantes, cujo filho seja menor de nove meses; pessoas portadoras de doenças neurológicas e autoimunes, como HIV, lupus, esclerodermia, câncer; pacientes em tratamento contra o câncer, que estão sendo submetidos à quimioterapia, radioterapia e corticoterapia; alérgicos a ovo.

As reações adversas são: febre, dor de cabeça, mialgia, enjoo e vômitos.