Hidrografia

Há dois rios principais que cruzam a cidade:


Rio Grande

O Rio Grande, nasce na serra de São Lourenço no município de Nova Friburgo, atravessa o município de Bom Jardim desde o local denominado Barra do Bengalas, divisa com o município de Nova Friburgo, até a Fazenda Santa Rosa do Rio Grande, nas divisas do município de Cordeiro (margem esquerda) e Trajano de Morais (margem direita). Em todo seu percurso ele é margeado por arbustos e gramíneas. Suas águas poluídas, muito turvas e de baixa temperatura. Durante seu percurso recebe rios menores e córregos, que, então, formam quedas d'água e piscinas naturais. O rio atravessa o município em extensão calculada em 35 km. Não é navegável devido ao grande acúmulo de rochas em seu leito. Deságua no Rio Paraíba do Sul, na altura do município de Miracema.


Rio São José


O Rio São José nasce na serra do Curuzu em Varginha no município de Nova Friburgo e entra no Município de Bom Jardim banhando o Distrito de São José do Ribeirão. Depois de um percurso, no município, de 25 km, deságua no rio Grande pouco adiante das Furnas Mão de Luva. Em todo o seu percurso ele é circundado por arbusto e gramíneas. Suas águas são poluídas, muito turvas e de baixa temperatura. Neste rio podemos destacar a Cachoeira Pedregulho que está situada à margem direita do Rio São José, distando 2 km do centro de São José do Ribeirão.
Serviços
Sugestões
Links Úteis
Início
Prefeitura
Secretarias
Notícias
Licitações
Fale Conosco
IPTU
Conselhos
Município
História
Atividades Econômicas
Como Chegar
Aspectos Geográficos
Eventos
Servidor Público
Conselhos
Licitações
Leis e Decretos
Praça Governador Roberto Silveira, 44 - Centro Bom Jardim, RJ - Brasil - CEP 28.660-000 Telefone: (22)2566-2916 Fax: (22)2566-2460